Electrocardiograma

Temos à sua disposição um dos melhores electrocardiógrafos (aparelho que realiza electrocardiogramas) do mercado, 2 Técnicos de Cardiopneumologia e Médicos do Serviço de Urgência do Hospital de São João e Hospital Privado da Trofa, o que garante a enorme qualidade dos nossos electrocardiogramas.

O Electrocardiograma (ECG) consiste no registo da actividade eléctrica do coração e permite tirar algumas conclusões acerca do seu estado:

  • orientação anatómica;
  • o tamanho relativo das câmaras cardíacas e a espessura das paredes;
  • alterações do ritmo (arritmias);
  • alterações da condução (bloqueios na sequência do estímulo eléctrico);
  • extensão, localização e progressão de lesões isquémicas (irrigação insuficiente) do miocárdio;
  • efeitos de determinados fármacos…

O ECG é realizado por um técnico de Cardiopneumologia e o seu relatório é da responsabilidade de um médico Emergencista no Serviço de Urgência do Hospital de São João.

O ECG não necessita de qualquer preparação especial e não tem quaisquer complicações possíveis. Trata-se de um exame auxiliar de diagnóstico amplamente utilizado na prática clínica por ser de fácil execução, não invasivo e barato.

Não há passagem de corrente eléctrica do aparelho para o corpo, nem emissões de radiação. O exame pode se repetido múltiplas vezes sem qualquer risco em qualquer pessoa.

Ser-lhe-á pedido para despir toda a roupa da cintura para cima e que se deite numa marquesa de barriga para cima. De seguida, deverá ficar descontraído, relaxado e imóvel durante uns segundos, a pedido do técnico. Em poucos minutos ficará pronto para se vestir novamente.

Trata-se de um exame muito importante para a avaliação de patologias cardiovasculares

 

Entre já em contacto connosco para fazer o seu!