Espirometria (Provas Funcionais Respiratórias)

Temos à sua disposição um dos melhores espirómetros (aparelho que realiza espirometrias) do mercado, 2 Técnicos de Cardiopneumologia e Médicos do Serviço de Urgência do Hospital de São João e Hospital Privado da Trofa, o que garante a enorme qualidade das nossas espirometrias.

 

A Espirometria é um teste que permite medir o fluxo de ar nas vias respiratórias ou brônquios (os tubos que transportam o ar para os pulmões), comparando os resultados com os obtidos por pessoas saudáveis com a mesma idade e altura.

Tem como indicações, por exemplo:

  • A investigação de sintomas respiratórios (tosse, pieira, falta de ar, etc);
  • O diagnóstico e a avaliação da Asma Brônquica e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC);
  • A avaliação e o diagnóstico de Doenças Respiratórias relacionadas com o trabalho.

A Espirometria permite verificar se existe obstrução ao fluxo do ar, ou seja, se as vias respiratórias estão anormalmente contraídas, ou se o volume dos pulmões está normal. São realizados ainda testes após o uso de medicação broncodilatadora (Ventilan, por exemplo), determinando se a obstrução é reversível ou não. Com este procedimento pode-se diagnosticar a presença de asma e o quanto haverá de melhoria após o uso do broncodilatador.


Para sua maior segurança são utilizados filtros bacterianos descartáveis a cada exame.

Os testes têm a duração média de 15 a 30 minutos e são realizados pelos nossos Técnicos de Cardiopneumologia. O seu relatório é da responsabilidade de um médico Emergencista no Serviço de Urgência do Hospital de São João.


Cuidados que precisa ter:

  • 24 horas antes do teste deve parar de usar as seguintes medicações: Serevent, Oxis, Foradil, Asmatec, Seretaide, Symbicort, Brisomax, Unicontin, Filotempo, etc.
  • 12 horas antes do teste não se pode usar: Atrovent, Combivent, Accolate e Singulair.
  • 6 horas antes do teste não se pode usar: Ventilan (Salbutamol) ou Bricanyl.
  • Evite ingerir café e bebidas que contenham cafeína antes do teste.
  • Por indicação do médico, as medicações acima podem ser utilizadas durante a realização da Espirometria para avaliar os seus efeitos na função pulmonar.
  • Outras medicações, EXCEPTO drogas tipo beta-bloqueadores (Concor - bisoprolol, carvedilol, Nebilet - nebivolol), podem ser utilizadas normalmente, salvo por indicação médica.
  • Se após a suspensão de qualquer medicamento ocorrerem problemas respiratórios, deve-se voltar a usar o medicamento na dosagem e frequência anterior, devendo comunicar esse facto ao Técnico de Cardiopneumologia e ao Médico responsável pelo procedimento.
  • Traga consigo todos os medicamentos que esteja a tomar ou os seus nomes escritos num papel, inclusivé os chamados “remédios naturais”.

 

Entre já em contacto connosco para marcar a sua Espirometria!