Rastreios de Diabetes Mellitus

A diabetes é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não consegue usar a insulina que produz de forma eficaz e caracteriza-se pelo aumento de glicose (açúcar) no sangue.

Quais os Tipos de Diabetes que existem?

  1. Diabetes tipo 2 - É a mais frequente e aparece principalmente na idade adulta. Os seus riscos podem ser reduzidos adoptando uma alimentação saudável e equilibrada, fazendo exercício físico regularmente e mantendo um peso ideal.

  2. Diabetes tipo 1  - É mais rara e aparece com maior frequência em crianças e jovens. Não está directamente relacionada com hábitos de vida ou alimentação errados.

  3. Diabetes gestacional - Surge durante a gravidez e desaparece habitualmente depois do período de gestação. É fundamental que as mulheres que tiveram diabetes durante a gravidez tomem medidas de precaução ao longo da vida de modo a evitar vir a desenvolver Diabetes tipo 2

 
Quais os sintomas típicos da diabetes?

  1. Urinar frequentemente e em grande quantidade, especialmente durante a noite (Poliuria)

  2. Sede constante e intensa (Polidipsia)

  3. Fome constante e difícil de saciar (Polifagia)

  4. Perda de Peso

 
Quem está em risco de vir a ser diabético?

  1. Pessoas com familiares directos diabéticos

  2. Pessoas obesas

  3. Pessoas com tensão arterial elevada

  4. Pessoas com colesterol elevado

  5. Mulheres que tiveram diabetes na gravidez

  6. Crianças com peso igual ou superior a 4 Kg  à nascença

  7. Pessoas com doenças no pâncreas

 

Marque a sua consulta na Pharmanária se:

  • Pretende fazer um rastreio para averiguar se é diabético
  • É diabético e pretende ser seguido na nossa consulta de forma a garantir um acompanhamento personalizado da sua Diabetes e um bom controlo dos seus níveis de açúcar no sangue de modo a evitar a progressão da doença e o aparecimento das suas complicações (AVC, Enfarte, Insuficiência Renal, diminuição da visão, problemas de sensibilidade das pernas - neuropatia, "má circulação" - Doença Arterial Periférica - podendo levar a amputações)