Testes de Audição

Na Pharmanária temos à sua disposição um excelente audiómetro (aparelho utilizado para fazer audiometrias - Testes de Audição).

A audiometria é um exame que permite avaliar com exactidão a funcionalidade de ambos os ouvidos, determinar se existe uma deficiência da capacidade auditiva e, neste caso, localizar também a sua origem (por exemplo, no ouvido médio ou no ouvido interno). Trata-se de um exame subjectivo, já que o paciente é submetido a sons de frequência variada e intensidade crescente e deve comunicar ao médico se os ouve ou não, para que possa ser elaborado um gráfico da capacidade auditiva. Por conseguinte, este estudo não é útil nos casos de crianças pequenas ou de adultos com alguma perturbação de índole mental, devendo-se recorrer a exames objectivos de audição mais complexos.

 

O nosso técnico irá explicar-lhe detalhadamente as várias fases do exame e a forma como deve colaborar. Para realizar o exame, utiliza-se um aparelho especial, denominado audiómetro, que emite sons puros de intensidade e frequência variáveis (audiometria tonal). Também podem ser utilizadas, em vez de sons puros, palavras (audiometria vocal), caso se pretenda avaliar a capacidade de distinção da linguagem falada.

Utilizando auriculares ligados ao audiómetro, pode-se estudar um ouvido de cada vez. O aparelho emite sucessivamente sons de frequência diferente, mais graves ou mais agudos, começando com uma intensidade muito baixa que se vai aumentando até que o paciente assinale que os consegue ouvir (limiar de audição).

À medida que se avança no estudo, é elaborado um gráfico, o audiograma, a partir do limiar de audição para cada frequência expresso em decibéis. No audiograma, para cada ouvido, formam-se duas curvas correspondentes à condução aérea e à condução óssea dos sons.

Num indivíduo com audição normal, as duas curvas sobrepõem-se de forma satisfatória. Se, pelo contrário, se sobrepuserem a um nível auditivo escasso, considera-se que existe um certo grau de surdez de percepção. Se a curva da condução óssea é superior à da condução aérea, considera-se que existe uma surdez de transmissão.

 

A audiometria é um dos testes que temos disponíveis para avaliação dos trabalhadores no âmbito da Saúde no Trabalho, de forma a avaliar a existência de problemas de audição relacionados com o trabalho.

 

Pode ainda ser realizada a qualquer cliente da Pharmanária que pretenda verificar se tem problemas de audição.

 

Se acha que tem problemas de audição, entre em contacto connosco e marque já a sua Audiometria!